O Brechó Camarim esteve presente na exposição que remonta a história e homenageia Zuzu Angel, Zuleika Angel Jones (Curvelo-MG, 1921 – Rio de Janeiro-RJ, 1976), no espaço Ocupação do Itaú Cultural.
A exposição é emocionante ao retratar a mãe, a estilista, a empresária e a militante, não só com objetos pessoais e de trabalho, mas também com performances de atrizes utilizando réplicas de seus vestidos e interatividade do público, que pode, por exemplo, escrever uma carta para alguém que desapareceu ou alguém que simplesmente sente saudades e disponibilizá-la na instalação, relembrando a fase dolorosa em que Zuzu Angel enviava cartas na busca por seu filho Stuart, que foi morto e torturado pela ditadura militar no início dos anos 70.
Cinto de crucifixos que ela usava em sua moda protesto pelo desaparecimento, morte e ocultação de cadáver de seu filho Stuart.
Sua vida e obra estão marcadas na história nacional e ela foi a primeira estilista a usar o Brasil como inspiração em suas estampas e materiais.
As estampas com aves, borboletas, flores e frutos, além do anjo, são sua marca registrada.
Usava elementos do artesanato nacional, além de colocar seu nome em etiquetas do lado externo das peças e nos aviamentos, elevando seu nome ao status de marca, algo comum nos dias de hoje.
Aos amantes da história da moda que quiserem saber mais, ou visitar a exposição, ainda da tempo (até o dia 11/05) Segue o link do Itaú Cultural para mais informações.
Rafaela Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário